O que é educação infantil

Este será um artigo um pouco mais teórico, iremos conceituar exatamente o que seria a Educação Infantil, saber o que é, é de suma importância para você ter êxito em sua profissão, aliás, ninguém consegue ser bom em algo, caso não saiba o que realmente está fazendo.

Desde o século passado, mais precisamente no ano de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a fazer parte também, ou seja, integrar a Educação Básica, ao lado do ensino fundamental e médio. Claro, segundo a LDB no seu artigo 29:

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Mas o que a lei diz sobre a Educação Infantil?

Então, de acordo com as leis impostas em nosso país, a educação infantil deve ser feita dentro de creche para as crianças de 0 a 3 anos. E crianças de 4 e 5 anos, devem receber tal educação nas pré-escolas. Todavia, ela não é obrigatória, deste modo, a implantação de novos Centros de Educação Infantil é totalmente facultativa, e de responsabilidade exclusiva dos municípios.

Mas a educação infantil é totalmente diferente das demais, por exemplo, na educação infantil, não há um currículo formalizado, desde o ano de 1998, segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é um documento que na teoria, é equivalente aos Parâmetros Curriculares que embasam os outros segmentos da educação básica.

Mas o que tal referencial diz sobre a Educação Infantil? 

De acordo com os referenciais, o principal papel da educação infantil é o de cuidar da criança em um espaço formal, sendo que neste espaço, deve haver alimentação, higienização e espaço para lazer, desta maneira, a criança irá desenvolver sua comunicação para-com os demais. Outro dever da educação infantil é o de educar, mas sempre, mantendo o respeito do caráter lúdico de todas as atividades, sempre dando ênfase ao desenvolvimento da criança.

Não é de responsabilidade da Educação Infantil alfabetizar a criança, já que nesta fase ela não tem uma maturidade neural para isso, há em raros casos que a alfabetização ocorre de maneira espontânea.

Ainda segundo os referenciais, durante toda a educação infantil deve ser trabalhado alguns eixos específicos, tais como:

  • Movimento
  • Artes visuais
  • Música
  • Linguagem oral e verbal
  • Natureza e Sociedade
  • Matemática

Tais atividades têm um objetivo, o de desenvolver algumas capacidades das crianças, como:

  • Ampliar suas relações sociais com os demais
  • Conhecer o seu próprio corpo
  • Conseguir brincar e se expressar das mais variadas formas
  • Utilizar várias linguagens para se comunicar

Mas ainda há algo que poucos sabem….

Todavia, há alguns aspectos que o referencial traz que poucos sabem, algumas necessidades das crianças que à escola deve suprir, tais como:

A escola precisa ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0-3 anos e outra cozinha para crianças de 4-5 anos

O espaço mínimo por criança nas salas de aula deve ser 2 m²

Além que é preciso ter fraldário e lactário independentes da sala de aula.

Em suma, a ênfase de toda a educação infantil é estimular várias áreas diferentes das crianças, ajudando no desenvolvimento integral de suas capacidades, deste modo, despertando sua curiosidade, vale ressaltar, que para tudo isso ter êxito, à criança precisa ser feliz no seu espaço escolar.

Por: Superobinho2.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *